No nosso dia a dia, estamos acompanhando diversas empresas na implementação eficiente da Reforma Tributária.
Alguns dos caminhos percorridos têm sido:
- Reuniões de alinhamento inicial com todas as áreas da empresa – Comercial, Financeiro, RH, Jurídico, Fiscal, entre outras.
- Mapeamento dos processos das áreas envolvidas – É fundamental estarmos abertos a ouvir. Neste momento, mais importante do que pensar, de imediato, em todos os desdobramentos operacionais, é entender a empresa como um todo.
- Diagnóstico dos impactos da Reforma Tributária para a empresa de forma ampla – Neste aspecto, é importante ter em mente que as análises são diversas: regime tributário dos fornecedores, cláusulas previstas em contratos de médio e longo prazo e os ajustes necessários, forma de concessão dos benefícios trabalhistas, contratos de aluguel, sistemas, entre muitos outros pontos que devem ser observados.
- Levantamento de oportunidades não aproveitadas – Como se sabe, existem projetos de lei que preveem a devolução de valores não aproveitados em prazos mais longos. Por isso, é necessário que as empresas não deixem as oportunidades atuais na mesa.
- E, claro, simulações de impactos financeiros, reanálise da precificação e dos benefícios fiscais anteriormente concedidos são essenciais.
De forma geral, temos percebido que uma das áreas mais impactadas nas empresas será a Comercial.
Muitos ajustes são necessários e, como já escrevemos na semana passada em nossa newsletter: se você ainda não iniciou, está atrasado.
Lembre-se: em um momento de transição tão significativo como o que estamos vivenciando, não podemos deixar para a última hora. É necessário planejamento, ação e acompanhamento — até porque o faturamento do negócio não pode esperar. O futuro está em nossas mãos.